Tubos de aço: Metalon


Os tubos metalon são, normalmente, feitos de aço carbono e estão presentes nas mais variadas estruturas com as quais entramos em contato todos os dias. Contudo, poucas pessoas têm noção do que é esse material e para que serve o metalon ou metalão, como também é conhecido. Primeiramente, façamos um esclarecimento sobre a forma correta de se referir a esse material tão pouco conhecido pelo público geral. Embora no ramo o termo mais utilizado para se referir a este material seja metalon, a palavra metalão, forma abrasileirada de dizer metalon, se tornou bastante popular fazendo com que hoje as duas formas de se referir a esse material estejam corretas. Portanto, dizer tanto metalon como metalão é válido e está correto.

Agora que a terminologia está esclarecida, passemos ao que de fato é esse material. O metalon ou metalão são tubos de uso industrial que, regra geral, são feitos de aço carbono. Isto, porque o aço carbono, que contém um teor elevado de carbono, oferece uma grande resistência aos mais variados tipos de esforços mecânicos e estruturais. No entanto, devido exatamente à grande incidência de carbono na liga de aço dos tubos metalon, a capacidade de condução de líquidos, gases e outros resíduos pelos tubos metalon é bastante precária. Dessa forma, a utilização mais corrente dos tubos metalon ou metalão se prende com construção de composições estruturais e outras composições onde é necessário que os tubos sejam resistentes a esforços mecânicos continuados. Sendo, portanto, preferido em composições onde há uma necessidade fulcral de que os tubos de aço sejam altamente resistentes a esforços e a pressões, mas onde o seu poder de condução de resíduos, líquidos ou gasosos, não tenha qualquer relevância.

Embora não tenhamos noção, os tubos de aço quadrados e retangulares, as formas mais comuns dos tubos metalon, são usados em larga escala em diversas estruturas e composições com as quais temos contato no nosso cotidiano diário, pelo que lidamos mais com o metalon ou metalão do que temos noção. Sendo primordialmente tubos retangulares e quadrados aqueles que são metalon, podemos encontrar esse material em estruturas de edifícios, maquinaria de indústrias e até mesmo em outras composições mais visíveis, como alambrados de estádios de futebol, portões ou corrimões de escada, por exemplo. Assim sendo, podemos chegar à conclusão que os tubos de aço carbono quadrados e retangulares, também conhecidos como metalon ou metalão, estão mais presentes do que imaginávamos.

wpid 1337021106 376309921 2 telhas galv perfil estrutural metalon tubos telas calhas sao sebastiao Tubos de aço: Metalon

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed!

Leave a Reply